quarta-feira, 18 de maio de 2011

Encontro com o passado

Encontro com o passado:










Nos dias 16, 17 e 18 de maio, realizaram-se, na BECRE, os Encontros com o Passado para os alunos do 5º ano de escolaridade.
Com esta atividade pretendia-se estimular a relação com a comunidade e levar o aluno a identificar hábitos de vida diferentes dos seus e a reconhecer a importância do conhecimento das suas raízes e do papel dos seus antepassados.
Para além da presença dos palestrantes (Balsemino Gonçalves, Manuel de Sabroso e António Ribeiro da Silva e Joaquim Castro) que contaram e encantaram os jovens com histórias da vida de um passado desconhecido, os alunos puderam ainda contatar com muitos objetos dessa altura, emprestados por várias pessoas da vila e freguesias vizinhas. O Powerpoint projetado nas sessões também os ajudou a situarem-se no tempo dos avós, bisavós, trisavós,…
É uma atividade de que os alunos gostam e que, muitas vezes, os incentiva a dialogar com os avós e pessoas mais idosas das suas terras, encarando-os numa perspetiva diferente de alguém que viveu e tem muito que contar.
O célebre escritor e poeta africano Hamadou Hampâté Ba dizia que, “na África, quando um velho morre é uma biblioteca inteira que queima”. Ouçamos as nossas “bibliotecas” e colhamos ensinamentos, enquanto podemos.


No fim da sessão do dia 16 de maio, os alunos da Oficina de Jornalismo e de Escrita Criativa fizeram uma entrevista ao senhor Manuel de Sabroso, como é conhecido, e que tem estado em todos estes encontros desde a primeira hora.










Entrevista a Manuel Sabroso:











(...)

Sem comentários:

Publicar um comentário