quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E depois da escola… o quê?

A meados de setembro foi-nos lançado um desafio: preparar uma actividade na BE para alunos de Percurso Curricular Alternativo, de forma a motivá-los para a aprendizagem como ferramenta de preparação para a vida activa.
Embora fosse a primeira vez que tal nos era proposto resolvemos aceitar e planificar algo leve e variado que interessasse os alunos pela BE e pela escola. Assim, no dia trinta de setembro pelas nove horas recebemos o 8ºI que veio ver e ouvir falar sobre a escola e a BE, seus objectivos e relatos de experiências pedagógicas e pessoais para o sucesso no mundo fora da escola.
Através da apresentação de um ppt sobre “E depois da escola…o quê?” e de um vídeo do youtube sobre a experiência pedagógica de uma escola profissional de Fermil de Basto, pretendemos consciencializar os alunos para o leque de oportunidades que a escola oferece à heterogeneidade dos nossos alunos. Por fim, tivemos a visita de um ex aluno da casa que teve um percurso um tanto conturbado na escola devido à falta de interesse pelo estudo e um comportamento por vezes pouco adequado mas que devido ao empenho e interesse dos seus professores conseguiu dar a volta e é hoje um pasteleiro com sucesso e que, inclusivamente, dá formação a alunos em escolas profissionais. Foi agradável constatar o interesse manifestado por estes alunos ao longo da actividade, que nem com o toque da campainha se moveram do lugar.
Para nós, foi uma primeira experiência gratificante. Estamos receptivos a novos desafios…

Sem comentários:

Enviar um comentário