quarta-feira, 14 de abril de 2010

Debates de 9º ano - 13 e 14 de Abril

Mais uma vez, como já vem sendo hábito,se realizaram os debates a cargo das turmas de 9º ano.
Como de costume, a biblioteca indicou os temas e auxiliou os alunos no trabalho de investigação, sempre que solicitada. Os temas seleccionados são sempre actuais,nacionais ou internacionais ou ligados a projectos do Agrupamento, no âmbito do Projecto Educativo.
Este ano, a BE seleccionou os seguintes temas:"Câmaras de vigilância nas escolas - uma necessidade vs. invasão de privacidade", a cargo das turmas 9ºC e 9ºF; "Casamento homossexual- um direito vs. uma afronta social", pelas turmas 9ºA e 9ºB; e, "Transgénicos ou organismos geneticamente modificados - SIM ou NÃO?", com as turmas 9ºD e 9ºE.
Todos os anos os alunos se empenham na dinamização destes debates, apesar de nem sempre lhes caber defender a posição que partilham. A escolha das turmas é feita tendo em conta os seus horários, e a posição que defendem, sim ou não, tem a ver com a ordem alfabética das turmas.
Estes debates são sempre um êxito e os objectivos da BE são: informar sobre temas da actualidade; formar cidadãos conscientes da realidade que os rodeia; e, desenvolver o espírito crítico e a formação de opiniões próprias.
Uns mais acesos do que outros, os debates são sempre interessantes, fomentando a discussão e a realização de ppts que enriquecem o acervo da BE. No final, todos saem vencedores, recebendo um certificado de participação.

Sem comentários:

Publicar um comentário