sexta-feira, 18 de março de 2016

Comer + Saudável

E cá apresentámos de novo  mais uma sessão sobre alimentação saudável. Os alunos receberam os participantes na sessão, vestindo aventais de pano ilustrados por eles com desenhos e mensagens sobre alimentação saudável, indicando-lhes  os lugares onde se deveriam sentar, fazendo assim as honras da casa.
Desta vez, os pais teriam que selecionar ementas saudáveis a utilizar na escola. De entre 21 ementas apresentadas, os convidados da comunidade escolar, pais, professores e outros, divididos por pequenas mesas preparadas para a refeição, tal como de um restaurante se tratasse, teriam que selecionar as mais saudáveis de todas.
Após cerca de 20 minutos, o trabalho estava feito, e as conclusões foram apresentadas. Houve dois grupos vencedores que foram premiados com colheres de pau. enfeitadas de acordo com o tema abordado.
Mais uma vez se falou sobre alimentação saudável, sendo desmistificados alguns mitos, tais como que a cenoura cozida engorda ou que um assado é prejudicial à saúde (depende da quantidade de gordura adicionada).
Um grupo de alunos da EB do Pinheiral também participou na atividade, demonstrando, juntamente com as enfermeiras Elizabeth e Cristina, nossas parceiras da UCC Sol Invictus, os malefícios do açúcar para a nossa saúde,de acordo com aprendizagens efetuadas no projeto SOBE, com a PB Rosário Borralheiro.
De seguida os alunos serviram um almoço nutritivo e saudável aos convidados que se encontravam sentados à mesa,. Este almoço foi cozinhado na BE, enquanto decorria a atividade, pela professora Helena Leite coordenadora da Educação Especial, pela assistente operacional que trabalha com este departamento e pelos meninos NEE pertencentes ao projeto da BE "Todos Juntos Podemos Ler" e que também se inserem no projeto "Mãos na massa" de preparação para a vida ativa.
Os convidados que participaram na planificação desta sessão foram presenteados com alguns brindes do comércio local e típicos da zona, tais como sabonetes termais que se encontravam dentro de sacos de pano também ilustrados pelos nossos alunos, como alternativa aos sacos de plástico.
Foi um ótimo convívio e o almoço foi muito apreciado por todos quantos o degustaram.




















Sem comentários:

Publicar um comentário